Blog

O processo de criação de um logotipo

O processo de criação de um logotipo

O processo de criação de um logotipo, embora pareça, não requer somente “criatividade”, é necessário conhecimento, disciplina e organização. A identidade, conceito, mensagem e aquela boa primeira impressão sobre uma empresa ou serviço devem ser transmitidas pelo logótipo, por isso sua importância no mercado. Se você tem um negócio ou trabalha em uma empresa, certamente deve ter em mente o logotipo como um reflexo dessa marca.

Como em qualquer projeto de design, o processo de criar um logotipo é baseado em alguns passos principais:

  • Problema - Identificar as necessidades do cliente.
  • Briefing - Entrevista para colher todas as informações possíveis.
  • Pesquisa - Estudo de concorrência, mercado, conceito...
  • Conceito - Definição das emoções que serão transmitidas através do logotipo.
  • Desenvolvimento - Transpiração.
  • Apresentação - Material visual entregue ao cliente.

Essa não é uma regra, apenas é um com caminho de entender melhor as necessidades de seu cliente e oferecer uma solução visual para o problema. Vamos pular neste artigo algumas etapas para ir direto ao desenvolvimento.

Etapa transpiração

O processo de criação de um logotipo

O processo de criação de um logotipo

O processo de criação de um logotipo

O primeiro passo no desenvolvimento do logotipo é o esboço em papel, uma vez que as pesquisas foram feitas e já temos um conceito prévio definido, rabiscar muito é o melhor caminho para abrir as ideias e aprimorar o conceito. Aqui o que vale é rabiscar o mais variado possível, sem julgamentos, criando inúmeras variações, correções, posições sempre olhando o conceito inicial. Esta etapa provavelmente tomará a maior parte do tempo de todo o trabalho.

Uma vez que conseguimos gostar de alguns dos rabiscos, vamos para o programa vetorial como o CorelDraw e o Adobe Illustrator (softwares líderes no mercado). O designer com o tempo cria um processo de desenho vetorial, no meu caso prefiro me fundamentar em conceitos e linhas mais geométricas e proporções estudadas a partir das linhas encontradas durante o desenho. Nesta etapa o que importa é a forma, não trabalhamos as cores.


A Tipografia

O processo de criação de um logotipo

Uma boa escolha de tipo de fonte e tamanho não é uma tarefa difícil. Com certeza você terá que gastar um bom tempo para encontrar um equilíbrio através de vários tipos de fontes, muitas vezes, desenhar sua própria fonte e testá-las antes de tomar uma escolha final. É preciso experimentar fontes serif e sans-serif, bem como script, itálico, negrito e fontes personalizadas, não esquecendo das opções de uso caixa alta e caixa baixa.

Proporções e equilíbrio

O processo de criação de um logotipo

Uma das coisas mais importante para um bom logotipo são as proporções usadas e o equilíbrio do seu “peso” .

É preciso torna-lo agradável aos olhos e ser claramente legível para que nossa mente o interprete, é preciso ter boa simetria, e isso só se consegue com muito trabalho. Usar proporção áurea ou grid tão somente não garantem que seu trabalho estará bem equilibrado. Pense sempre que ele será visto por diversas pessoas com diversas mentalidades e você precisa transmitir o mesmo conceito.

Nesta etapa da criação deve ser garantido a boa aparência e adequação do logotipo a diversos tamanhos de visualização e formatos de exibição, principalmente quando falamos de impressos, é preciso prever um padrão mínimo quando é colocado em papel timbrado, cartão de visitas, ele também deve ser eficaz quando em grandes formatos, como cartazes, outdoors além de formatos eletrônicos, como TV e na web.

Paleta de cores

O processo de criação de um logotipo

O processo de criação de um logotipo

Esta é uma etapa muito complexa, é preciso aprofundar no conceito de cores e equilíbrio entre cores. Mas é importante saber que no mercado atual com tantos produtos disputando a atenção do consumidor, o uso eficaz das cores é uma maneira estratégica de vendas, 84,7% dos consumidores acham que a cor é mais importante que muitos outros fatores ao escolher um produto.

Aqui a regra da transpiração também é muito importante, faça diversos testes uma vez que já tenha escolhido algumas cores para o trabalho. Uma regra é não use cores que são tão brilhantes que ofuscam os olhos, outra muito importante, o seu logotipo deve ser bom em preto e branco e tons de cinza. Todas as sensações que a marca pretende transmitir certamente você pode passa-las com o uso correto das cores. 

Apresentação

O processo de criação de um logotipo

O processo de criação de um logotipo

Prepare uma apresentação que conduza o cliente a entender o conceito adotado para a criação da marca, use recursos visuais aplicando a marca em diversas situações que simulem a realidade para que ele possa entender melhor o resultado final que ele vai obter. Descreva o processo criativo ainda que ele não entenda, isso fará ele perceber o estudo por traz do desenho e ajudará a guia-lo no entendimento.

Espero que este breve artigo possa ajudá-lo a construir seu logotipo ou refletir sobre o seu, caso já tenha um.

 

Tags: marca identidade visual design illustrator logo logomarca

© Copyright 2016 / 2017   |   Jorge Trabuco Designer   |   Todos os direitos reservados.