Blog

Instalação do Joomla! 3.5 em hospedagem Linux com Cpanel #01

 

O Joomla! é um dos mais seguros e robustos framework para desenvolvimento de site do mundo. Com ele você constrói sites com gerenciamento fácil dos conteúdos e conta com centenas de plug-ins para as mais diversas necessidades.

Nesta série nós vamos iniciar da instalação, configurações básicas e avançada, passando por componentes módulos e plug-ins, e tudo que você precisa para levantar um site. Para desenvolvermos juntos esta série, vamos precisar de um serviço que rode php. Nós vamos usar aqui uma hospedagem Linux com cPanel, mas você pode rodar um servidor local com EasyPhp por exemplo. Vamos usar o Joomla! 3.5. Vou deixar todos os links aqui na descrição do vídeo se você está assistindo pelo Youtube e temos a versão transcrita no site jorgetrabuco.com.br/blog.

Vamos agora baixar o pacote do Joomla!! e continuar nossa instalação. Então você vai entrar aqui no endereço www.Joomla!.org.

Este é o Site oficial do Joomla!, aonde você encontra todos os Componentes Módulos e Plug-ins, que eu vou explicar mais tarde do que se trata e principalmente o pacote padrão do Joomla!! o pacote base o quick starter do Joomla! eu vou explicar como se faz o download do Joomla!! e como é você faz a Instalação, então vamos lá!
Você vai clicar aqui neste botão que está em evidencia Download. Aqui você tem o último pacote completo que neste caso é a versão 3.5.0 é a que a gente vai precisar para esta sequência de vídeos, vamos fazer o download dela, basta clicar e o pacote será descarregado.

Bom, agora que o nosso pacote já baixou precisamos leva-lo até o nosso serviço, como nós estamos usando uma hospedagem você pode utilizar o gerenciador de arquivo do seu painel de controle do seu cPanel ou você pode usar um cliente FTP como um Filizila, neste caso nós vamos usar aqui o gerenciador. Aqui nós vamos levantar um diretório chamado tutorial aonde a gente vai estar desenvolvendo está serie.

Aqui eu já tenho o pacote 3.5.0 do Joomla! que eu subi e nós vamos agora descompacta-lo, se você já tem alguma experiência com o cPanel sabe que é simples. Você clica no pacote e você vai aqui em extrair, ele vai perguntar se você quer extrair neste local mesmo, e é só você clicar que sim.

Ok, nosso pacote descompactou e agora nós vamos recarregar a página e nós temos agora todos os arquivos do Joomla!! em nosso servidor, então nós vamos precisar acessar o instalador, Pronto!
Agora acessando o nosso domínio www.jorgetrabuco.com.br/tutorial que é o diretório onde nós descompactamos o pacote do Joomla!!, nós vamos ver está tela de instalação é aqui que a mágica acontece.

Nos campos principais nós temos o Nome do site, neste caso a gente vai colocar Tutorial Joomla!!, a descrição opcional, neste momento nós não vamos colocar, o email o administrador Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., nome do administrador que é jorgetrabuco, a senha que nós vamos usar para este tutorial. Aqui ele pergunta se nós queremos que o site entre em manutenção, para este tutorial a não vamos precisa desta opção marcada então deixe aqui como NÃO, vamos para o próximo passo!

Ok, agora é a hora de configurar o nosso banco de dados, nós vamos ter que entrar com o nome do usuário a senha e o nome do banco, vamos voltar ao cpanel e vamos criar um banco e um usuário par que possamos terminar a instalação.

Aqui no cpanel nós vamos clicar em MySql Data Bases e nós vamos criar um banco. Aqui no campo nós vamos criar um banco chamado Tutorial, clique em criar banco. Banco criado com sucesso! Vamos criar também um usuário com o mesmo nome, tutorial opa! Não vai delimitado então fica tutoria ok?. A senha, e vamos criar o usuário, usuário criado, agora o importante é fazer adicionar o usuário ao banco. Então aqui no usuário tutoria vamos liga-lo ao banco tutorial, e aqui da todos os privilégios para este usuário. Fazer alterações.

Bom agora nós temos o usuário e o banco, vamos copiar esta informação e vamos passar para o Joomla!!, em nome do servidor você não põe nada deixa o localhost, nome do usuário jorgetra_tutoria, a senha que agente colocou lá e o nome do banco jorgetra_tutorial. Aqui é um prefixo que ele vai acrescentar a tabela sql vamos deixar como está e vamos passar para o próximo passo.

O Joomla! conseguiu conectar-se ao banco com sucesso! E aqui ele apresenta algumas opções de finalização, ele pergunta se nós queremos instalar algum conteúdo de exemplo, nós não vamos instalar um conteúdo de exemplo por que nós queremos configurar um site multi-idiomas e aqui ele nos alerta que é obrigatório para a criação de sites multi-idiomas que não se instale nada.

Na visão geral temos a confirmação de configurações de email, não está confirmado. E as configurações principais que a gente fez anteriormente, nós deixamos o site aberto público colocamos o nome do site os dados do administrador e aqui todos os dados da configuração de banco de dados. A verificação de pré-instalação estão nos requisitos de seu servidor em comparação ao que o Joomla!! exige como o mínimo pra fazer a instalação então vamos instalar agora.

Ok!, recebemos o texto de confirmação “Parabéns! O Joomla! foi instalado com sucesso’’. O que precisamos fazer agora é remover o diretório de instalação. Diretório removido, nós vamos acessar o nosso site administrativo o back end aonde a gente vai fazer toda a mágica.
Está é a tela do back end do painel administrativo do Joomla! aonde a gente vai entrar com o nosso usuário e senha que agente cadastrou no processo de instalação e agora nós vamos fazer o login.

Este é o back end é o painel administrativo do Joomla! aonde a gente vai colocar os nossos artigos, as nossas categorias, os nosso componentes, módulos e plug-ins. Mais tarde eu vou mostrar item por item e nós vamos navegar bastante aqui no back end e tirar todas as dúvidas. Pra você acessar o seu front end o seu site tem um atalho aqui, fica aqui em cima ele vai te direcionar já para o seu site.

Aqui está a tela inicial do nosso site, esse é um tema padrão do Joomla! eu vou mostrar também como alterar este tema como agente faz todas as modificações e personalizações também no front end.

Bem nós ficamos por aqui nós vamos no próximo vídeo, se você gostou e quer acompanhar esta sequência eu recomendo fortemente que você se inscreva no canal deixa aquele like amigo para ajudar a fortalecer e se você tiver alguma dúvida e quiser abordar algum tema especifico para a sequência destes vídeos deixe aqui nós comentários eu terei o prazer de responde-lo.

Obrigado e até a próxima!

Tags: site website joomla wordpress

© Copyright 2016 / 2017   |   Jorge Trabuco Designer   |   Todos os direitos reservados.