O que podemos aprender com o novo logotipo da Suvinil?
A Suvinil, uma das maiores marcas do mercado de tintas brasileiro, modifica seu propósito e sua identidade visual para acompanhar o novo perfil do consumidor brasileiro, ela apresentou no dia 24 de maio seu novo posicionamento e identidade visual, incluindo um novo logotipo e novas embalagens, revisando todo o seu portfólio de produtos. A intenção do novo posicionamento, é transmitir mais proximidade ao consumidor, e para isso foram investidos R$ 40 milhões no processo.
Motivada por um estudo encomendado à Kantar, há dois anos, que envolveu consumidores, lojistas, pintores, arquitetos e decoradores, a Suvinil realizou uma série de mudanças, a começar pelo logotipo da empresa, refeito pela Interbrand.
Motivadores
O motivador para as mudanças, foram os dados da pesquisa que apontam que 93% das pessoas tem dificuldade no processo de escolha de produtos do segmento, e 78% afirmaram que pintariam ambientes com mais frequência caso esse processo fosse mais simples e rápido.
Com base nesses dados, a mudança foi norteada para facilitar o processo de escolha dos produtos, focado no que o consumidor valoriza, seu nível de envolvimento em pintura e desconfortos no caminho. A Suvinil percebeu que o consumidor queria estar mais próximo, queria uma maior relação com a marca.
O novo logotipo
Segundo Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil, o ponto de partida para a transformação do posicionamento foi mudar o seu logotipo, para trazer mais energia e empatia.
O desafio foi aproximar o consumidor da categoria, sem perder o conceito de tradição, qualidade e confiança e acrescentando uma maior simplicidade, proximidade e conexão. Para isso foi mantido o essencial no logotipo: As cores laranja, amarela e vermelha foram mantidas e agora fazem parte do símbolo, trouxeram uma tipografia exclusiva e moderna com o cuidado de manter uma referência com a anterior, que é muito reconhecida.
O símbolo no lugar do antigo “S” em formato de brush (que faz referência à pintura), agora tem dois quadrados sobrepostos, onde é aplicada as três cores.
Para a empresa, a identidade visual é responsável pela primeira impressão da marca e também por seu reconhecimento. Por isso, ela foi construída com elementos mais simples, dinâmicos, cheios de energia e movimento.
O novo conceito
A Suvinil quer contar as histórias que estão por trás das pinturas, e a partir de agora: coloca as pessoas no centro das comunicações da marca. Para não ser somente especialistas em seus produtos, e passar a ser também, especialistas nas histórias das pessoas que usam suas tintas, o elemento humano agora está presente em todos os pontos de contato da marca com o consumidor.
O objetivo, é participar das histórias das pessoas, este foi o conceito a partir da mudança do logotipo, afinal, por trás da tinta tem a história de alguém que está mudando um ambiente, que está reformando ou que está buscando alguma renovação; esse foi o norte que desencadeou toda a transformação.
Foram revisadas todas as linhas de produto sempre com o olhar na maneira de simplificar a escolha do produto pelo consumidor. Para isso, buscamos entender as motivações e necessidades do seu público para pintar.
Com base na pesquisa e estudo feitos, a Suvinil reorganizou os produtos em quatro linhas: Rende e renova, Cuida e protege, Tons e toques e linha Cor e estilo, tudo isso para facilitar o entendimento e escolha do produto certo para cada tipo de consumidor.
As mudanças, buscam estabelecer mais diálogo com o novo consumidor e oferecer simplicidade, numa cadeia que tem certa complexidade e um cliente mais inteligente, exigente e que quer conversar mais com as marcas.
Elementos visuais
Nas embalagens novas da Suvinil, foram reduzidos os elementos visuais, agora encontramos ícones em destaque, simplificaram a linguagem, destacando informações fundamentais para tomada de decisão, como: qual a superfície que a tinta pinta, agora a imagem ajuda na escolha do produto, e a entender qual a tinta adequada para sua necessidade.
Sem linguagem técnica, os informativos das embalagens concentra-se no fácil entendimento mesmo para quem está pintando pela primeira vez.
Então, o que aprendemos com tudo isso?
Uma grande lição: manter o olhar atento ao seu consumidor para oferecer experiências de compra mais assertivas. A Suvinil mostra que é preciso estar atento às transformações do público e que devemos expressar isso através da identidade, para se destacar da concorrência e criar conexão com o seu público-alvo.
Como fazer isso na minha empresa?
Menos é mais; a comunicação deve ser limpa direta e simplificada, a começar pelo seu logotipo. Destaque as informações que são mais relevantes para a escolha do seu consumidor, ajudá-lo a decidir corretamente garante vendas, confiança e crescimento.