Skip to main content

Tendências de design de logotipo 2022: O futuro dos logotipos

Jorge Trabuco
26 Janeiro 2022

O momento de transição pelo qual passamos é um grande desafio para os designers. O ano de 2022, mais um período marcado por dúvidas sobre o retorno à normalidade ou intensificação da pandemia através de novas cepas, ratifica a visualidade digital em detrimento de materiais impresso.

As marcas tendem a abranger criações com geometria simplista e formas básicas combinam com o momento de comunicação fluida, entendimento rápido. A imagem deve apreender a compreensão e a experiência sensorial se torna subordinada a visualidade, ao olhar.

Belo e imponência criam a necessidade de logos altas, com visualidade próxima dos anos 2000, na qual cores saturadas e gradientes reforçam a ideia de urgência e ritmo acelerado. 
Além de fonte Sans Serif para criação das marcas, uso de elementos ligados a ancestralidade africana, elementos orientais e exaltação à diversidade étnica fazem parte de um interesse mundial de renovação do simbolismo gráfico.

Rabiscos e esboços, logotipos em preto e branco, nominativa em negrito e minimalismo em vez de realismo se unem ao padrão instantâneo da comunicação atual, afim de reduzir ruídos e dissonância cognitiva.

Há espaço para delicadeza com elementos de floricultura e decoração sutil, evocando emoções lúdicas e românticas, maximizando experiências de apelo emocional e nostalgia.
O embate entre o realismo simulado pelo 3D e a visualidade clean Flat Style. Há anos o Flat está em alta e em 2022 chega com força para deixar ainda mais fácil a compreensão de marcas.

Clareza e rápida compreensão devem ser as principais características dos projetos de logos em 2022, mas, em caso de dúvida sobre criação ou reformulação, basta entrar em contato.