Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?
O logotipo não é o responsável por influenciar os compradores, apesar disso, ele desempenha um grande papel no seu negócio como fator chave na identificação da empresa ou produto e serviços, estando presente em todos os pontos de contato com o público final. O seu propósito é ser o símbolo visual da sua marca e transmitir o conceito e o posicionamento da empresa no mercado. É papel dos logotipos passar todos os tipos de sentimentos como, credibilidade, confiança, alívio, entre outras.
O logotipo é considerado como o segundo maior patrimônio de uma empresa, por isso novas empresas têm mais tranquilidade para criar seu logotipo que as “empresas de nome” no que diz respeito ao conceito e desenho. Pois quando falamos de logotipos de marcas bem conhecidas, muitas vezes, existe um grande receio em mudar. A final, "em time que está ganhando não se mexe?". O fato é que com a mudança de um logotipo, as empresas muitas vezes enfrentam um desequilíbrio que causa uma queda significativa em suas vendas, o que comprova a suprema importância de um logo bem construído.
Veja três grandes marcas que mudaram seu logotipo:
Quando saber se devo alterar o meu logotipo?
Em alguns casos, pode ser uma necessidade renovar ou alterar completamente o logotipo existente - especialmente se ele está muito desatualizado e prejudicando a imagem da marca. A substituição de logotipos desatualizados dá uma impressão de que a empresa pensa no futuro e está conectada às tendências e necessidades atuais, além de ser uma excelente oportunidade de fazer a reativação da marca junto ao consumidor.
Mudança de posicionamento, valores, visão ou fusão, aquisição e expansão também pode causar a necessidade de mudar seu logotipo. Com um novo nicho de mercado, novo foco, um público-alvo mais amplo ou específico e um portfólio de produtos maior ou mais direcionado, as empresas geralmente redesenham seu logotipo para que este realmente os represente bem.
Não é fácil fazer um redesign, empresas costumam ter um apego pelo logo, e ao necessitar de uma cara completamente nova, algumas preferem não modificar tanto ao ponto de descaracterizar o logo atual muito por medo de perder sua história, sentimento, penetração no mercado e muito outros fatores.
Outras marcas bem conhecidas que mudaram seu logo:
Analisando seu logotipo, procure por algo descartável, logos complexos, com várias cores podem parecer boas em digital, mas às vezes podem se tornar um grande desafio ao aumentar ou diminuir a escala.
Um dos erros mais comuns é criar logos que não são flexíveis, e muitas vezes estão em formatos como PNG e JPG que são inadequados a depender da utilização. Um logo deve ser criado em vetor e deve prever várias situações de aplicação.
Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas sobre este assunto tão complexo e fundamental, mas nem sempre observado.