Skip to main content

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Jorge Trabuco
24 Novembro 2017

O logotipo não é o responsável por influenciar os compradores, apesar disso, ele desempenha um grande papel no seu negócio como fator chave na identificação da empresa ou produto e serviços, estando presente em todos os pontos de contato com o público final. O seu propósito é ser o símbolo visual da sua marca e transmitir o conceito e o posicionamento da empresa no mercado. É papel dos logotipos passar todos os tipos de sentimentos como, credibilidade, confiança, alívio, entre outras.

O logotipo é considerado como o segundo maior patrimônio de uma empresa, por isso novas empresas têm mais tranquilidade para criar seu logotipo que as “empresas de nome” no que diz respeito ao conceito e desenho. Pois quando falamos de logotipos de marcas bem conhecidas, muitas vezes, existe um grande receio em mudar. A final, "em time que está ganhando não se mexe?". O fato é que com a mudança de um logotipo, as empresas muitas vezes enfrentam um desequilíbrio que causa uma queda significativa em suas vendas, o que comprova a suprema importância de um logo bem construído.

Veja três grandes marcas que mudaram seu logotipo:

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Quando saber se devo alterar o meu logotipo?

Em alguns casos, pode ser uma necessidade renovar ou alterar completamente o logotipo existente - especialmente se ele está muito desatualizado e prejudicando a imagem da marca. A substituição de logotipos desatualizados dá uma impressão de que a empresa pensa no futuro e está conectada às tendências e necessidades atuais, além de ser uma excelente oportunidade de fazer a reativação da marca junto ao consumidor.

Mudança de posicionamento, valores, visão ou fusão, aquisição e expansão também pode causar a necessidade de mudar seu logotipo. Com um novo nicho de mercado, novo foco, um público-alvo mais amplo ou específico e um portfólio de produtos maior ou mais direcionado, as empresas geralmente redesenham seu logotipo para que este realmente os represente bem.

Não é fácil fazer um redesign, empresas costumam ter um apego pelo logo, e ao necessitar de uma cara completamente nova, algumas preferem não modificar tanto ao ponto de descaracterizar o logo atual muito por medo de perder sua história, sentimento, penetração no mercado e muito outros fatores.

Outras marcas bem conhecidas que mudaram seu logo:

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Analisando seu logotipo, procure por algo descartável, logos complexos, com várias cores podem parecer boas em digital, mas às vezes podem se tornar um grande desafio ao aumentar ou diminuir a escala.

Um dos erros mais comuns é criar logos que não são flexíveis, e muitas vezes estão em formatos como PNG e JPG que são inadequados a depender da utilização. Um logo deve ser criado em vetor e deve prever várias situações de aplicação.

Mudança no logo, quando é a melhor hora para mudar de marca?

Espero ter ajudado a tirar algumas dúvidas sobre este assunto tão complexo e fundamental, mas nem sempre observado.